Bem-vindo! » Entrar » Novo utilizador

Pobreza e exclusão

Este fórum é, neste momento, apenas de consulta. Não pode colocar mensagens ou efectuar qualquer alteração nas que já existem.
Pobreza e exclusão
16 de Julho de 2009 às 06:18
Há poucos dias sairam novos números sobre a pobreza em Portugal. Continuamos pobres e apesar de haver menos idosos pobres há mais desempregados pobres e a percentagem de pessoas que trabalham e estão abaixo do limiar da pobreza também continua alta.
Neste cenário negro, falta apenas o dado que as famílias monoparentais são as mais atingidas pela pobreza e exclusão. Sabendo que cerca de 80% dessas famílias são lideradas por mulheres (que ficam sozinhas com o encargo do agregado), não seria de prever medidas excepcionais para reduzir drasticamente estes números e retirar Portugal de mais esta vergonhosa cauda da Europa?
PCP
Re: Pobreza e exclusão
16 de Julho de 2009 às 07:05
Amiga Maria Machado,

A constatação que faz relativamente ao aumento do número de pobres é de facto uma realidade dramática em Portugal. Para além disso, quando refere que as famílias monoparentais são as mais atingidas pela pobreza e, consequentemente, pela exclusão social é importante referir que, no caso das famílias monoparentais, a taxa de risco de pobreza, isto é, as famílias que vivem com 406 € por mês ou menos, era, no início desta legislatura, em 2005, de 30% e em 2008 era já de 39%. Estes dados ajudam-nos a perceber a situação que hoje vivemos, isto é, o agravamento das condições de vida de uma grande maioria da população portuguesa. Assim sendo, há que lutar para alterar esta situação. Uma das propostas que o PCP apresenta neste sentido é a valorização dos salários que combata de forma efectiva aquilo que se denomina por pobreza no trabalho, isto é, os cidadãos que têm trabalho mas que não obtêm o rendimento suficiente que lhes permita viver com dignidade. Só o reforço da votação na CDU, no próximo dia 27 de Setembro, promoverá uma ruptura com estas políticas de direita que tanto têm agravado as injustiças sociais em Portugal.
Re: Pobreza e exclusão
16 de Julho de 2009 às 09:39
Fico satisfeita por a resposta do PCP não dar demasiada importância (note-se que não a retiro totalmente) ao facto de estas famílias monoparentais estarem a cargo de mulheres ou homens. Sem ignorar que tradicionalmente as mulheres se encontram numa situação económica mais frágil, o verdadeiramente importante é que o estado compense quaisquer fragilidades independentemente de serem ou não conformes com a tradição, assegurando a todos os cidadãos em condições de igualdade um rendimento que, tal como é dito, "lhes permita viver com dignidade." Por outro lado, não ignorando que a discriminação sexual (seja de género, seja de orientação) ainda é uma realidade, compete ao Estado combater na raiz essa situação, mas penso que esse é outro âmbito de actuação ou, pelo menos, outra perspectiva.