Re: Debate na RTP1 (26Jan)
Data: 27 de January de 2005 12:25
De facto, os "critérios jornalisticos" deixam muito a desejar, critérios que permanentemente dão voz aos grandes partidos e seus defensores e excluem, é esse o termo, quem tem algo de diferente para dizer. Salta à vista até mesmo do mais desatento que essa postura não assenta em qualquer critério, a não a ser, claro está, o critério da tendência, o critério de dar privilegio aos que têm verdadeira responsabilidade pelo estado a que o país chegou. E falam, falam, como se não fosse nada com eles, como se não fossem eles os que nos conduziram até aqui. É preciso ter lata. Lata de quem assim fala e latão de quem lhe estende o microfone e a passeira para que possam manter o discurso pessimista, oco de ideias. No debate em questão, ontem à noite na RTP1, o que tinham de novo para nos dizer os representantes do PSD, PS e CDS-PP? Não que creio que nada de diferente do que vêm dizendo. E penso que isso mesmo ficou provado. Pelo contrário, tendo à sua frente o cabeça de lista da CDU pelo distrito de Setúbal, até pelo facto de ser uma presença pouco vista na televisão,logo, pouco conhecido, o tempo que a jornalista lhe dispensou, na totalidade, não chegava sequer para cumprir metade do espaço que ocupou qualquer um dos interválos. Estranho critério...
Mais estranho ainda é constatarmos que após o debate de segunda feira passada, na RTPN, em que estiveram presentes os candidatos dos cinco partidos pelo distrito do Porto, daí para cá, ou seja, terça e quarta, os mesmos debates apenas tiveram a presença dos dois maiores partidos, primeiro pelo distrito da Guarda, salvo erro, ontem pelo distrito de Faro.
Mais do que lamentar esta triste realidade, é necessário denúncia-la, nem que seja até à exaustão, porque se trata de uma das mais elementares regras da democracia e, mais do que isso, porque se trata de uma questão de justiça. Porque não é justo continuarmos a assistir a tudo isto como se nada fosse.