Entrada do Fórum :  Fórum Digital

Eleições Legislativas 2005
Debate sobre o Programa Eleitoral do PCP

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróxima
Ir para: Lista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Comunicação social
Escrito por: Rui2 ( )
Data: 25 de January de 2005 15:51

Antes de mais queria dar os parabéns ao PCP por realizar esta iniciativa que nenhum outro partido realiza.
Temos assitido ao silenciamento das propostas , iniciaivas, debates, comícios... realizados pela CDU. Ainda no outro dia estive na Baixa da Banheira, onde nenhuma tv apareceu (claro, sabiam que lá ia estar muita gente e não quiseram passar essa imagem para o público).Em todas as reportagens que se fazem sobre a campanha tem de vir um cometário infeliz. Depois o tempo que passam é muito pouco, comparado com o PS e o PSD que têm minutos e minutos de tempo de antena (para nem falar no BE).

Re: Comunicação social
Escrito por: VascoG ( )
Data: 26 de January de 2005 22:25

A edição de hoje (26 JAN 05) do jornal DESTAK (jornal diário) oferecido em vários pontos da rede de transportes da grande lisboa, é também distribuido noutros locais como na minha Universidade, traz uma peça jornalistica sobre o uso que os partidos estão a fazer das novas tecnologias nesta pre-campanha.

Posso dizer que está equilibrada, fala dos 5 principais partidos, mostra imagens dos sites dos 5, e faz citações dos responsáveis por estas areas de cada partido.

Até aqui tudo bem. Só pecou num assunto.

Ao falar que os líderes dos principais partidos aderiram à moda dos blogs, apresenta uma pequena frase e o link para os blogs: do Santana, do Socrates e do Paulo Portas. O do Jerónimo foi ignorado. Eu até acredito que foi por falta de informação, uma vez que o site da CDU não tem referências ao BLOG do Jerónimo.

Uma vez que a jornalista Sandra Cardoso que realizou este artigo deixou o email (''.phorum_html_encode('[email protected]').''), acho que uma atitute activa em vez de passiva pode ajudar a que numa futura edição do jornal o Blog do Jerónimo possa ser divulgado. Não esquecer que este pequeno jornal é muito lido, e por milhares de pessoas.

Vou enviar um email à Sra Jornalista, chamando-a à atenção desta falha. Aproveito e envio ao mesmo tempo para o endereço do Correio do Leitor do mesmo jornal ''.phorum_html_encode('[email protected]').''.

Pedia a todos para serem activos e enviarem também emails. Às vezes achamos que estes pequenos promenores não tem importância, mas num meio de informação que chega a muitos milhares de pessoas, tudo tem a sua importância.


BLOG: '[jeronimodesousa.blogs.sapo.pt]'

VascoG
Almada

Re: Comunicação social
Escrito por: ze_ant ( )
Data: 26 de January de 2005 23:32

Não me surpreende a atitude dos meios de comunicação social em relação ao PCP/CDU e às suas iniciativas. Nós somos o inimigo, o Demo, Satanás e Anticristo institucionalizados. Se ainda mostram notícias nossas, basta observar o tratamento a que as sujeitam para que, muitas das vezes, quase preferíssemos não as tivessem publicado – planos de imagem utilizados e manipulação da notícia.
Mas o mais grave não é, para mim, quando as notícias são adulteradas e manipuladas pelas hierarquias dos órgãos de comunicação social. Mais grave é quando os próprios jornalistas, que são responsáveis pela cobertura, por exemplo, da nossa campanha afirmam, sem pestanejarem, que são isentos e imparciais mas responsabilizam, à priori, o PCP pela forma como é tratado pela Com. Social. Para verem que não estou a falar de abstracções leiam este interessante artigo de opinião do Sr. António Esteves – jornalista da SIC – '[sic.sapo.pt]'

Re: Comunicação social
Escrito por: VascoG ( )
Data: 27 de January de 2005 01:28

Ainda bem Ze Formiga (de Cigarras está o país cheio winking smiley ) que puseste esse artigo, porque andei à procura dele no site e não dava com o link.

Sim, gosto da palavra "Polidez". É como dizer..."Aceitem as migalhas que vos damos e não reclamem! Sejam Polidos". É estranho, eu não sou jornalista, mas acompanho estas questões da Comunicaçâo Social já hà alguns anos, acho estranho estes jornalistas não verem o mesmo que eu. Mas também o que ele iria dizer? Ele tem que olhar pela carreira dele. Hoje em dia é mais importante que a seriedade e a honra.

O espaço que temos na Comunicação Social é como se tivessemos um semáforo, mas só de duas cores. Ou um laranja intermitente (volta e meia dá noticias sobre a campanha) ou a cor vemelha (simplemente não dá).

Se na semana passada estivemos num laranja intermitente, com a percepção que a CDU e o Jerónimo estão a ter uma boa aceitação pelas pessoas (começando a ser um caso sério de supresa pela positiva) o laranja está rapidamente a passar a vermelho.

Tenho andado a fazer zapping pelos telejornais e nos últimos dias é raro ver alguma coisa sobre a campanha da CDU. E nós sabemos que todos os dias existem várias iniciativas. Isto deve-nos preocupar, mas também aumentar uma das poucas formas de campanha que não pode ser controlada, o contacto directo com as pessoas: amigos, vizinhos e familiares. Ou até atraves do envio de Emails para amigos/conhecidos.







Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.
www.pcp.pt.