Gestores e dirigentes nas empresas e instituições
Data: 25 de January de 2005 16:50
Gostava de lançar o debate sobre uma das principais razões que a meu ver, justifica a baixa produtividade do nosso país.
Está comprovado, por comparação com outros países da Europa, que Portugal é onde mais horas se trabalha. Como se justifica então, o facto de termos uma taxa de produtividade tão baixa?
A meu ver, a falta de formação dos nossos recursos humanos é uma das principais razões que justifica tais valores. Mas a falta de qualificação também se verifica no quadros altos das empresas, aqueles que são responsáveis por dirigir, orientar e planear o trabalho. Penso que nessa classe dirigente, temos muito gente sem qualquer formação para assumir essas funções da melhor forma. Muitos são os casos, em que as pessoas assumem essas funções, não pelas capacidades técnicas demonstradas, mas antes pela aplicação do facto "C" (amigos, conhecidos, familiares). Neste contexto, as muitas horas de trabalho da maioria dos portugueses, traduz-se num baixo rendimento, dadas as graves deficiências ao nível da direcção do trabalho.