Entrada do Fórum :  Fórum Digital

Eleições Legislativas 2005
Debate sobre o Programa Eleitoral do PCP

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróxima
Ir para: Lista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Voto Útil
Escrito por: José Vasconcelos ( )
Data: 25 de January de 2005 12:29

Uma das maiores dificuldades desta campanha tem sido o combate ao chamado voto útil, fomentado pela insistente propaganda em torno das maiorias absolutas e da estabilidade governativa. O conceito de democracia está cada vez mais subvertido numa lógica de vencedores e vencidos que tem arrastado a maioria dos eleitores a pensar que só se vota para ganhar, como numa corrida de cavalos, esquecendo-se que a Assembleia da República é um orgão proporcional e que deve reflectir todas as sensibilidades políticas do povo português. Mais grave se torna a questão quando se conhecem bem as oscilações e inconstâncias políticas dos "partidos de poder", PS e PSD, ao sabor dos ventos europeus e dos lobbies financeiros portugueses.

Perante esta situação, nunca é demais reforçar todo o esclarecimento que a CDU tem feito para a importância de votar no partido com que o eleitor se identifica. Para o eleitorado que espera do PS uma política de esquerda, sem que este partido tenha apresentado quaisquer garantias de tal até agora, antes pelo contrário, o voto útil é na CDU, como garante de uma política de esquerda e como fonte de novas ideias e mais trabalho na Assembleia da República.

Re: Voto Útil
Escrito por: cathyzinha ( )
Data: 25 de January de 2005 12:43

Acima de tudo é de extrema importância esclarecer as pessoas das consequências de uma maioria absoluta, quer seja de esquerda ou direita. Senão vejamos o que aconteceu nestes ultimos anos de governação. Precisamos de mais votor, de eleger mais deputados, de nos fazermos representar ainda em maior numero e em maior força. APELEMOS AO VOTO NA CDU

Escrito por: João Laveiras ( )
Data: 25 de January de 2005 13:54

Ora vivam. Esta questão do voto útil - útil para quem? - tem que se lhe diga.
Os votos só são úteis se servirem para eleger uma maioria de esquerda na Assembleia da República e gerar um governo com políticas de esquerda.
Assim parecem-me úteis todos os votos na CDU, no PS e no BE.
Mas poderão não o ser se estas forças políticas se não entenderem depois de 20 de Fevereiro e se, afinal, a direita, mesmo debilitada e derrotada, regresse ao poder. Ou se o PS de Sócrates venha a fazer um acordo pós eleitoral com o CDS-PP de Portas, como já alguns defendem.

Laveiras

Escrito por: José Vasconcelos ( )
Data: 25 de January de 2005 14:07

O João Laveiras põe bem a questão e dá ainda melhor a resposta. " Esta questão do voto útil - útil para quem?", é útil para todos os que desejam que não aconteça que "o PS de Sócrates venha a fazer um acordo pós eleitoral com o CDS-PP de Portas, como já alguns defendem."

Para obrigar o PS a aliar-se à esquerda, o voto útil, que tem expressão, valor e consistência política, é na CDU.

Escrito por: Júlio ( )
Data: 25 de January de 2005 14:07

Nunca entendi bem esta coisa do "Voto útil"...

Acho que é mais uma manifestação da mediocridade da nossa política.
Acredito que TODOS os votos são úteis!!
Inútil é apenas a abstenção! (e ainda assim pode levar-nos a compreender algumas coisas...)

Dizer que não votar no partido no qual me revejo não é um voto útil é no meu entender um acto de arrogância e imaturidade democrática (independentemente do partido a que me refiro).

Estou então de acordo e sublinho o comentário do José Vasconçelos quando indica que a posição da CDU vai no sentido de o eleitor votar no partido com que mais se identifica. ponto. sejamos então coerentes. vamos contribuir para um enriquecimento do debate sem demagogias e populismos onde a ameaça do "voto útil" é uma constante...

Escrito por: Celso ( )
Data: 25 de January de 2005 20:02

"Voto Util" - Expressão engraçada. Até o PP acha que deve pedir o voto util e acha-se na extrema arrogância de propor um governo completo... melhor, só por encomenda. Estamos a eleger 230 deputados, em que o partido mais votado será convidado a formar governo pelo PR, e independentemente disso é essencial mais votos na CDU. E temos de explicar porquê. E explicar de maneira que as pessoas percebam o quanto é importante nas votações na AR podermos influenciar decisões, mas para isso temos de reforçar o número de deputados para melhor concretizar o objectivo.

Data: 25 de January de 2005 20:30

Celso:

Eu até concordo com o essencial do comentário mas vou introduzir uma questão que
não considero um detalhe, embora assim possa parecer de inicio.

O PCP não tem apenas de "explicar porquê" é essencial mais votos na CDU.

Essa postura de "explicação" encontro-a muitas vezes e não concordo com ela por ver aí um indicador negativo...

Nem o PCP nem nenhum outro partido tem que "explicar" o porque do seu voto ser melhor. Deve é expor as razões e debate-las o que é muito diferente! Esta segunda postura não tem em si a arrogância da primeira e é no meu entender muito mais construtiva e respeitante da inteligencia dos eleitores...

Escrito por: cathyzinha ( )
Data: 26 de January de 2005 12:03

Parece-me que realmente todos os votos são úteis quando as pessoas votam no partido ou pessoa com que se identificam e que pensam que vai fazer alguma coisa pela situação do país. O problema é que normalmente qundo as pessoas votam não conhecem nem o programa eleitoral dos partidos nem as ideias que eles defendem. Por isso se não queremos uma maioria absoluta no PS ou PSD o voto útil concerteza tem que ser na CDU. Temos que pelo menos ter uma esquerda forte e representativa na Assembleia da República, quanto mais votos tivermos mais podemos alcançar os nossos objectivos. APELAR AO VOTO ÚTIL E PARA MIM UMA QUESTÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA

Escrito por: Celso ( )
Data: 26 de January de 2005 19:49

Caro Julio,

Concordo contigo, nem sempre nos expressamos da melhor forma. Vamos concerteza tentar debater ideias nas várias iniciativas dentro e fora do âmbito das eleições legislativas, até porque, mas não só por isso, temos brevemente as autárquicas.

Data: 27 de January de 2005 11:33

Caro Celso,
Ainda bem que estamos de acordo. Fico contente por isso. Não por uma questão de disputa de razões mas porque é bom sentir que outros procuram enriqueçer o debate nessa perspectiva.
Já agora devo dizer que eu também por vezes "automaticamente" também posso usar essas expressões... Não sou "imune" smiling smiley Mas já que temos sobre isso uma postura crítica vamos procurar ser consequentes com ela...

Data: 27 de January de 2005 11:45

Cara "cathyzinha",
Fiquei completamente baralhado com o teu comentário...
Desculpa, mas ele é, no meu entender, completamente contraditório!...
Então tu dizes: (...)"todos os votos são úteis quando as pessoas votam no partido ou pessoa com que se identificam"(...) para depois dizeres que ..."o voto útil concerteza tem que ser na CDU" por ser essa força política em que te identificas...

Isso é um bocado como dizer que "todos têm o direito à sua opinião desde que seja a opinião certa (a minha)"...

Outra coisa: não te apresses tanto a acusar os eleitores do PS e do PSD de irem ao engano... também há muitos eleitores de outras listas (todas! incluindo a CDU) que não conhecem o programa e propostas. E muitos eleitores de outras listas fazem-no fundamentadamente!
Esse argumento de que a CDU é a "iluminada" é um pouco como a situação do "explicar às pessoas porque votar na CDU" que também aqui está a ser discutida...

Escrito por: Elsa Lopez Cândido ( )
Data: 27 de January de 2005 14:05

Infelizmente, o que eu vejo mais nos cartazes é o apelo ao Voto Util.

O ideal é o esclarecimento á população nos comicios, o porquê de se solicitar o voto util.

Espero que o comicio de 29/01, esclareça quem está por esclarecer.

Saudações,

Elsa Lopez Cândido

Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.
www.pcp.pt.