Re: cooperação
Escrito por:
Guilherme Statter ( )
Data: 27 de January de 2005 16:01
É só para referir um outro aspecto que até tem a ver com a minha discordância relativamente ao posicionamento do PCP quanto à nossa participação na União Europeia.
Cada vez são mais as vozes (também é verdade que "são mais as vozes do que as nozes"...) que reclamam e propõem uma maior cooperação institucional UE-Africa (sem descurar outras regiões "não ou mal-desenvolvidas").
Nesse contexto há (e haverá certamente mais) financiamentos para acções e projectos de cooperação (agricultura, pecuária, saúde, formação profissional, educação...).
Ainda nesse contexto os Portugueses têm (ainda podem beneficiar de) alguma "vantagem competitiva" relativamente a outros povos europeus.
Isto, claro, SE O ESTADO PORTUGUÊS ADOPTAR UM POLÍTICA COERENTE, ESTRATÉGICA E AFIRMATIVA RELATIVAMENTE À COOPERAÇÃO (em vez do usual discurso tipo "aqui d'el rei que Moçambique já aderiu à Commonwealth" ou "os franceses querem impôr (!) a lingua francesa na Guiné..."), se, repito, houver uma estratégia concertada e de médio longo/prazo, alguns (sublinho este "alguns") dos problemas de emprego de jovens licenciados e bacharéis em Portugal, podem ser resolvidos com benefícios para muitos povos. É uma questão de "triangulação" Portugal-UE-África.
Mas para isso é precisa a tal "estratégia".
Tenho alguma curiosidade em saber o que pensa o PCP deste tema genérico da COOPERAÇÃO.