Entrada do Fórum :  Fórum Digital

Eleições Legislativas 2005
Debate sobre o Programa Eleitoral do PCP

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróxima
Ir para: Lista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Racismo e Xenofobia
Escrito por: CarlosS ( )
Data: 25 de January de 2005 17:47

Por toda a Europa assistimos ao avanço da extrema-direita. Os actos de racismo e xenofobia multiplicam-se, por vezes de forma mais violenta e bombástica, mas também de forma institucional.

Custa-me receber na minha caixa de correio panfletos do PNR com propostas que incentivam à xenofobia e ao racismo, sem sentir qualquer tipo de resposta por parte deste sistema democrático, no sentido de impedir a legalização/funcionamento destas pessoas.

No futebol, ambiente que frequentei durante muito tempo, grupos extremistas de direita usam as bancadas para recrutar jovens para as suas fileiras, impondo o medo através da violência, com total impunidade por parte das forças policiais que nada fazem para meter na jaula estas figuras, facilmente identificáveis.

Símbolos fascistas e nazis são usados nas bancadas, sem que nenhuma autoridade actue e tome medidas para prender os infractores à lei portuguesa.

A pergunta que deixo é, até quando?

Re: Racismo e Xenofobia
Escrito por: VascoG ( )
Data: 26 de January de 2005 02:45

É um boa questão aqui trazida. Ainda não vi se o programa do PCP toca em todas essas questões ou só em algumas.

Seja como for, gostaria de ver o PCP mais activo na denuncia da instrumentalização e da penetração que os Fascistas estão a fazer das Claques. Claques essas onde coabita essa Extrema-Direita e jovens muito novos. Estes recebem autenticas lavagens ao cerebro.

As claques gostemos ou não delas, movimentam muitos jovens de todas as zonas do país.

Pelo que sei, existem claques que dignificam o desporto e o ser humano. É preciso saber distinguir as boas claques (que são poucas) dás más (que são muitas).


VascoG
Almada



Re: Racismo e Xenofobia
Escrito por: CarlosS ( )
Data: 26 de January de 2005 18:06

Os grupos de apoio organizados, são actualmente uma realidade do movimento juvenil, que arrasta muitos jovens. Ignorar esta realidade, muitas vezes com argumentos preconceituosos (relativamente ao futebol) e generalistas, metendo tudo e todos no mesmo saco, é um erro que nenhum comunista pode cometer.

No interior destes movimentos, coabitam pessoas de diferentes classes sociais, crenças religiosas e orientações políticas. No entanto, assistimos à infiltração de movimentos neonazis, que se aproveitam dos contextos de alguma irreverência característica da juventude, para fazer passar os seus "vómitos" mentais. Muitos jovens são agarrados nas teias desses "vómitos" mentais, incorporando as suas fileiras.

Devemos apontar o dedo aos dirigentes dos clubes que não cumprem a lei que regulamenta os grupos de apoio organizados e que continuam a apoiar determinados grupos que exibem nítidas conotações fascistas. Nos três clubes grandes, temos em cada um deles, grupos de apoio têm no seu seio grupos fascistas que se movimentam com total impunidade (Super Dragões, Juve Leo e Diabos Vermelhos). Temos de denunciar isso!

A obrigação de qualquer comunista e democrata, é combater a extrema-direita, as suas posições populistas que muitas vezes agarram os jovens (alguns filhos de camaradas nossos).



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.
www.pcp.pt.