Entrada do Fórum :  Fórum Digital

Partido Comunista Português

Defender a Água Pública

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróxima
Ir para: Lista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Privatizar as praias?
Escrito por: Maria Figueiredo ( )
Data: 09 de September de 2005 14:17

Como é que a lei do governo pode privatizar as praias? Não existem já praias privadas?

Re: Privatizar as praias?
Escrito por: Miguel Tiago ( )
Data: 09 de September de 2005 14:24

Actualmente, existe um conjunto muito restrito de praias privadas em Portugal. São exclusivamente aquelas cuja propriedade remonta já ao século XIX. No entanto, a Lei Portuguesa actual não permite a privatização de praias. As praias (margens de mar ou dos rios), bem como toda a faixa costeira são de livre acesso e utilização (constituem o Domínio Público Hídrico).

No entanto, por diversas vezes somos confrontados com acessos vedados a praias. Também essa situação é ilegal à luz da actual legislação. Quando existe uma propriedade que se interpõe nos acessos a determinada praia, não pode ser negada a entrada a ninguém. O que nem sempre acontece.

Com a Proposta de Lei do Governo PS, e o apoio dos partidos da direita, as praias deixarão de integrar o Domínio Público Hídrico, o que possibilitará a sua concessão para uso privado.

No essencial, ainda que se verifiquem hoje em dia atropelos ao livre acesso a todas as praias, essas situações constituem ilegalidade. Após a aprovação da Lei Quadro da Água, isso passará a ser uma banalidade legal.

Miguel Tiago, deputado do PCP à Assembleia da República

Re: Privatizar as praias?
Escrito por: Luisa Tovar ( )
Data: 09 de September de 2005 15:07

Com a legislação actual as margens dos rios (navegáveis) e as praias marítimas são "Domínio Público Hídrico", como disse o deputado Miguel Tiago.

A "Lei do Governo" tira coisas do "Domínio público", porque revoga as leis que listam essas coisas, e nesta lei põe uma lista mais pequena.
Assim, as praias (e os portos, e outras coisas) passam a "propriedade patrimonial do Estado".
Para já, o "proprietário" é o mesmo. A grande diferença é que o Governo não pode vender coisas do "Domínio Público", e se forem "propriedade patrimonial" já pode vendê-las, são uma mercadoria como outra qualquer.

Além disso, não pode ser vedado o acesso ao "Domínio Público Hídrico", excepto em casos muito especiais. Com a lei actual, se uma propriedade confina com um rio ou com uma praia, o proprietário tem de deixar um caminho público para toda a gente ter acesso ao rio ou à praia.
Isso chama-se "servidão administrativa". Se um proprietário vedar o acesso ao rio ou à praia (de mar ou de rio) e alguém se queixar em tribunal, ele é obrigado a abrir o caminho.

A lei do governo muda isso, porque, além de tirar as praias do domínio público passa a dar "concessões" para vedar o acesso aos rios e ao mar - especialmente a empreendimentos turísticos.

Assim, se a lei do governo for aprovada, dentro de algum tempo todas as praias têm um dono ou um concessionário e um muro, tão exclusivos como uma piscina privada!



Re: Privatizar as praias?
Escrito por: FG ( )
Data: 09 de September de 2005 15:56

Para começar , quando falamos de praias , falamos de quê ? Locais onde se vai a banhos ou zonas ribeirinhas ? Obrigada

Re: Privatizar as praias?
Escrito por: Miguel Tiago ( )
Data: 09 de September de 2005 16:08

A actual lei consagra as praias de mar e as praias fluviais como parte integrante do Domínio Público Hídrico, portanto, inalienável.

A Proposta de Lei do Governo omite as praias, retirando-as assim do Domínio Público.
Assim, as praias, quer de mar, quer fluviais, deixarão de ser regiões obrigatoriamente públicas. Esta característica da Proposta do Governo, possibilitará a privatização das praias ou dos seus acessos, podendo impedir o livre usufruto público por parte dos cidadãos.

A actual lei diz-nos que as margens das águas costeiras, bem como fluviais pertencem ao Domínio Público. Numa operação bem disfarçada, o governo propõe que as margens deixem de integrar o Domínio Público, considerando apenas os leitos.

Tudo o que foi dito anteriormente, aplica-se a praias de mar e a zonas ribeirinhas.

Miguel Tiago, deputado do PCP à Assembleia da República





Editado 1 vezes. Última edição em 09/09/2005 16:09 por Miguel Tiago.

Re: Privatizar as praias?
Escrito por: Amílcar Duarte ( )
Data: 09 de September de 2005 18:32

Creio que a grande maioria dos cidadãos não está consciente dos efeitos da legislação proposta. Será que a população vai aceitar isto? Ou será que este povo já aceita tudo?

Temos um importante papel de divulgação a fazer. Agora. Depois da lei aprovada, vai ser tarde. Até prque não tardarão em surgir os "direitos adquiridos" de que agora nos queixamos todos, relativamente ao desordenamento do território.

Re: Privatizar as praias?
Escrito por: Miguel Tiago ( )
Data: 09 de September de 2005 19:19

Sem dúvida que existe pouquíssimo esclarecimento em torno deste processo. Esse facto não será certamente casual.

Este fórum é uma das iniciativas do PCP para levar mais longe a informação e divulgação acerca desta nova ofensiva da direita, desta feita, conduzida pelo Partido Socialista.

O PCP utiliza todos os meios ao seu alcance para alertar e mobilizar o combate contra estas medidas. Importa pois que todos nos juntemos a esta luta. A lei, ainda que venha a ser aprovada, merece a mais firme oposição da população e a luta não poderá parar com a aprovação da lei, caso se venha a verificar.



Miguel Tiago, deputado do PCP à Assembleia da República

Re: Privatizar as praias?
Escrito por: Luisa Tovar ( )
Data: 09 de September de 2005 20:40


Ver também o "post" sobre domínio público



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.
www.pcp.pt.