pcp
Segurança Social
29 de Abril de 2009 às 09:19
Segurança Social
TM
Re: Segurança Social
29 de Abril de 2009 às 12:16
Não me parece justo que, quem desde muito cedo trabalhou e efectuou os seus descontos, tenha que, apesar de ter 35 ou mais anos de descontos, aguardar pela idade da reforma, que é cada vez mais tarde.

Também se deveria alargar a fonte de financiamento da Segurança Social, porque de facto não deve depender só de quem trabalha por conta de outrem e também não pode ser o cofre da Segurança social a pagar a crise!

É verdade ou não que a Segurança Social está à beira da falência?

Gostaria de saber que propostas o PCP já apresentou e que outras irão incorporar o seu programa.
pcp
Re: Segurança Social
29 de Abril de 2009 às 03:06
Todos sabemos que o fantasma da falência da Segurança Social, foi utilizado pelo Governo com o objectivo de baixar os valores das reformas e dificultar as condições de acesso à mesma, obrigando os trabalhadores a trabalharem mais anos para aceder a uma reforma cujo valor não fosse muito inferior ao último salário. Os resultados financeiros muito positivos da Segurança Social nos últimos anos, de tal forma que têm contribuído para a redução de déficite orçamental, são um claro exemplo disso mesmo.
O tema da Segurança Social e do seu financiamento foi objecto de um projecto de lei do PCP que estabelece as bases do seu carácter público, universal e solidário garantindo nomeadamente as prestações sociais como verdadeiros direitos, revogando o factor de sustentabilidade e estabelecendo como forma de financiamento da Segurança Social, não apenas os trabalhadores mas também o valor acrescentado bruto de cada empresa. Por fim à cerca de um mês apresentámos na Assembleia da República uma proposta para que todos os trabalhadores com 40 anos de contribuições para a Segurança Social tivessem direito à reforma sem qualquer tipo de penalização. Tal proposta foi infelizmente chumbada pelo PS.