pcp
Direitos dos Trabalhadores
29 de Abril de 2009 às 09:18
Direitos dos Trabalhadores
Re: Direitos dos Trabalhadores
29 de Abril de 2009 às 09:53
E necessario mudar Portugal no sentido de quem trabalha tenha um salario condigno.
Re: Direitos dos Trabalhadores
29 de Abril de 2009 às 10:07
A melhor resposta aos problemas dos trabalhadores é uma rotura com a politica de direita, vamos todos dar mais força á CDU e a CGTP-IN a central sindical dos trabalhadores portugueses que não se vende como a outra...

Para continuar Abril so com a CDU!!!
Alertar os Trabalhadores para conquista dos seus direitos!
29 de Abril de 2009 às 02:25
Os trabalhadores só irão ter os seus direitos quando elegerem um Partido que os defenda.
Neste caso a Coligação Democrática Unitária (CDU) é o Partido que está na vanguarda da defesa dos trabalhadores e dos seus direitos.
Por isso vamos dar força a quem está do lado dos trabalhadores e não a quem está contra eles! Mais força à CDU!
Re: Direitos dos Trabalhadores
29 de Abril de 2009 às 10:38
Hoje fala-se muito dos milhões de prejuízo da TAP.
E sendo trabalhador da TAP, dizem-nos que temos que aceitar a redução dos nossos salários.
Mas o Governo reconduziu Fernando Pinto.
O que está mal na TAP, são salários ou a gestão e as opções políticas?
pcp
Re: Direitos dos Trabalhadores
29 de Abril de 2009 às 11:26
João Batista

O problema da TAP, como de todas as grandes empresas de transportes que foram privatizadas, não é um problema de salários cujo o peso não é superior ao registado em empresas idênticas por esse mundo fora,mas é antes um problema de gestão e de opção política dos sucessivos governos.
A TAP sendo uma empresa estratégica nacional ao ter sido segmentada, através da retirada da área do handling que foi entregue ao capital espanhol, viu a sua rentabilidade baixar e qualidade daquele serviço degradar-se. A importância desta empresa para o nosso país faz com ela não possa nem deva ser avaliada por simples parâmetros de gestão de empresas privadas. A gestão das infraestruturas aeroportuárias hoje da responsabilidade da empresa pública ANA condiciona muito a qualidade do serviço prestado as passageiros de transporte aéreo e o facto deste Governo anunciar a sua privatização a curto prazo, pode por em causa a prazo os resultados da TAP, pelo que é fundamental a defesa da continuação destas duas empresas como empresas públicas.
MG
Re: Direitos dos Trabalhadores
29 de Abril de 2009 às 12:18
Acordo. Lembrar só que entretanto a TAP comprou de novo os 100% da SPDH/Groundforce, devido ao descalabro da privatização à Globália (espanhola).

O exemplo da instabilidade no handling - fruto da liberalização decidida em Bruxelas pelo PS e pelo PSD - deixa em cacos todas as teorias neoliberais sobre as liberalizações, privatizações, etc.

O rumo certo é mandar às malvas as ordens das multinacionais europeias e reconstruir uma única empresa pública para o handling - que dava lucros quando essa função estava exclusivamente na TAP.
Re: Direitos dos Trabalhadores
29 de Abril de 2009 às 10:41
Camaradas,

A minha opinião no relativo aos direitos dos trabalhadores passa pelo seguinte:

1º- Alertar hoje, hoje, os trabalhadores, sobre a realidade nos concernente à directriz das 65 horas, ainda que tenhâmos vencido uma batalha, a verdade é que já existem novas propostas que visam a sua aprovação. Assim, a única forma de possibilitar à população tomar medidas de prevenção, no respeitante a esta aberração, é, sem dúvida, fazê-la saber que ainda tem possibilidade de agarrar o futuro com as mãos, votando na CDU, como é lógico.

2º- Outro tema que gostaria ver solucionado é, a par dos articulados contractuais ou da necessária eliminação dos recibos verdes, aumentar o ordenado mínimo nacional para um valor em torno aos €1.100, promovendo dessa forma - sem dúvida o incremento do número de desempregados, mas que, em linha com uma estratégia de investimento productivo público se poderia mitigar - a clivagem necessária entre empresas rentáveis, com base na qualidade e inovação, e, empresas que sobrevivem com apoios do estado, na sua maioria outorgados pelo clientelismo, a corrupção ou uma espécie de plutocracia, oligarquia e nepotismo.

Saudações revolucionárias.



Editado 3 veze(s). O última edição foi a 2009/04/29 às 06:17 por Mário Pinto.
Os Trabalhadores Merecem e Precisam de Mais CDU
29 de Abril de 2009 às 02:52
Que seria dos trabalhadores portugueses se não tivessem um partido como o PCP, "Os Verdes", ou seja, uma coligação Democrática Unitária como a CDU, que todos os dias luta pelos direitos dos trabalhadores portugueses. Que todos os dias leva trabalhadores para a rua lutar, para que estes nunca percam o seu poder reivindicativo e de luta que é tão necessário, para que não nos ponham os "pés em cima"!
Tanto na Assembleia da Républica, como Assembleias Regionais (Madeira e Açores) e nas Autarquias, são os eleitos da CDU que mais defendem o direito dos trabalhadores, daqueles que dão o suor do seu trabalho e que quando menos esperam estão despedidos como se nada valessem.
É desta CDU que a classe operária necessita: de uma CDU que não se cala, que não se cansa de lutar por aqueles que trabalham e que têm direitos, mas que muitas vezes são ostracizados e mandados para a rua! Viva a CDU
Re: Direitos dos Trabalhadores
29 de Abril de 2009 às 03:10
De punho erguido camaradas.

É desta maneira que devemos estar, perante estes últimos anos de ditadura laboral, que estes ( e reafirmo ) "estes" governos, nos colocaram.

Direitos dos trabalhadores que não existem, ou por e simplesmente, são arquivados, por interesses capitalistas de maior dimensão para o patronato, tendo como justificação o ajustar da economia. Pergunto a economia de quem? Do trabalhador? Do patrão? Do governo?

Todos nós sabemos que as horas semanais não estão a ser cumpridas por parte das empresas. O trabalhador trabalha mais horas do que estipulado pela lei do trabalho. Todos nós sabemos que o salário é uma anedota de mau gosto para quem vive inteiramente desse mesmo salário. Todos nós sabemos que o desemprego é um enorme arranha-céus nesta cidade construida por estes governos. Todos nós sabemos que os direitos dos trabalhadores contratados a termo certo por conta de outrém são contos de fadas, porque não necessitamos de um salário por 6 meses mas sim para uma vida profissional. Por último, todos nós sabemos que o patronato têm a faca e o queijo na mão, mais a sopa, o peixe, a carne, a sobremesa... toda a mesa na mão, e fazem questão de o demonstrar. Enfim... isto é somente um grão nesta areal costa dos direitos inexistentes dos trabalhadores neste nosso país governado por profissionais do engano.

Por isso, vos digo camaradas... Chega e vamos erguer os punhos.
Re: Direitos dos Trabalhadores
29 de Abril de 2009 às 03:31
Não tenho qualquer duvida que a haver uma continuação da politica de direita, após as eleições, começaremos a cair num precipicio do qual terei muitas dúvidas que consigamos sair!
Por isso é urgente que seja dado um sinal de que os trabalhadores não estão mais dispostos a servir de capacho ao PS/PSD/CDS, para estes atigirem os seus objectivos e nos continuarem a explorar!!!!!!
É IMPERIOSO UMA MUDANÇA DE RUMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!SIM É POSSIVEL!!!!!!!!!!!!!!!BASTA QUERERMOS!!!!!!!!!!!!!!!
BA
Re: Direitos dos Trabalhadores
29 de Abril de 2009 às 03:33
Saiu agora o parecer da CT da EMEF sobre o Balanço Social da Empresa. É uma empresa pública, ou seja, é tutelada por um qualquer Sócretino. E dois dados se destacam:
- A precariedade disparou (entre 2006 e 2008 passou de 4,4% para 12% do total de efectivos)
- Em 2008, os ógãos sociais aumentaram os seus rendimentos em 53% (sendo os mesmos...)

Mais uma vez, é a crise. Mas mais uma vez, só para quem trabalha!
Re: Direitos dos Trabalhadores
29 de Abril de 2009 às 03:53
Totalmente de acordo com todos os camaradas mas em especial com o Indalecio Santos...
Um Abraço para a MADEIRA!!!

Grande Arraial CDU no 25 de Abril... Sim o 25 de Abril tb se festeja na Madeira mas a comunicação social so passa o que o jardinismo quer!!!
Re: Direitos dos Trabalhadores
29 de Abril de 2009 às 05:58
Penso que o PCP deve continuar o combate corajoso contra os recibos verdes (flagelo para os jovens), utilizados como um instrumento de contratação individual.Em que essencialmente os jovens são explorados e despojados de direitos.
Re: Direitos dos Trabalhadores
29 de Abril de 2009 às 03:51
Parece-me que é altura de deixarem de nos tratar como se fossemos uma cambada de "estup...":
-Quando se despede e depois os gestores desaparecem, como se fossem fumo...
-Quando á empresas que dividem milhões pelos seus accionistas e o aumento salarial é zero!
-Quando se esqueçe a contribuição de trabalhadores que deram décadas de sacrificio á empresa e depois são perseguidos e tartados como se fossem criminosos!
-Quando á uma grande parte dos gestores, que esses sim deviam apanhar prisão perpétua por terem metido milhões ao bolso, e saem impunes!
-Perante tantas injustiças e flagrantes, porque é que continuamos tão pacientes?
Não será tudo isto uma outra forma de escravatura?
a do século 21...
CLARO QUE O 25 VALEU A PENA!!!!!!!!!!MAS TENHAMOS FORÇA E CORAGEM PARA O FAZER REJUVENESCER!!!!!!!!!!!!
Re: Direitos dos Trabalhadores
29 de Abril de 2009 às 06:40
OS TRABALHADORES DO ARSENAL DO ALFEITE DO PRESENTE, EM RESPEITO À MEMÓRIA DE TODOS AQUELES QUE, AO LONGO DE 70 ANOS DERAM O MELHOR PARA TORNAR A EMPRESA NUMA CASA DE REFERÊNCA PARA A INDUSTRIA NAVAL PORTUGUESA, CUMPRINDO DE FORMA RESPONSÁVEL A MISSÃO DE CONSTRUIR, REPARAR E MANTER OS NAVIOS DA ARMADA PORTUGUESA.
TRABALHADORES ESSES QUE VÊEM HOJE O FIM ANUNCIADO DO ARSENAL DO ALFEITE PÚBLICO, AO SERVIÇO DA MARINHA E DO PAÍS.
A INTENÇÃO DESTE GOVERNO DE CRIAR A ARSENAL DO ALFEITE,SA, EMPRESA TUTELADA PELA EMPORDEF, SEGUE A LÓGICA DA DESRESPONSABILIZAÇÃO DO ESTADO FACE À ECONOMIA E AO APARELHO PRODUTIVO NACIONAL, CAMINHANDO PARA A ENTREGA AOS PRIVADOS DE MAIS UMA IMPORTANTE EMPRESA DE CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO NAVAL.
Re: Direitos dos Trabalhadores
29 de Abril de 2009 às 07:00
Com estas políticas levadas a efeito por todos os governos do PS, PSD ou em coligação com o CDS/PP.
Tem-se visto hoje, tal como ontem, a vaga de alienação da indústria, da agricultura e das pescas tal como em outros sectores de actividade, continua.
Com este governo, do PS, liderado pelo seu timoneiro - José Socrates, assistimos a um aumento brutal do desemprego, a um crescente número de trabalhadores com salários em atraso,á aplicação ilegitima da Layoff, ao estrangulamento dos Serviços Sociais do Estado ( ensino, saúde, Educação, Justiça ) e à retirada de direitos aos trabalhadores da Administração Pública e para a gravar ainda mais a situação, já por si precária, de quem trabalha, impõe aos trabalhadores o famigerado e desastroso Código do Trabalho.

viva a cdu